Sustentabilidade: economia circular e reciclagem no setor do alumínio

O alumínio é um dos metais mais abundantes na crosta terrestre e presentes no nosso quotidiano de sociedade moderna.

A Navarra tem o compromisso de melhorar os processos, procedimentos, equipamentos de forma a minimizar as emissões. A produção de alumínio tem impacto sobre o meio ambiente: localmente e globalmente devido às emissões de gases de efeito estufa (GEE) com impacto no ambiente

No âmbito da nossa responsabilidade ambiental estamos em constante desenvolvimento de práticas que minimizem o impacto da nossa indústria no meio ambiente e clima.

A Reciclagem do alumínio
O alumínio é considerado um material 100% reciclável, pois não se degrada no processo de reciclagem. Se um quilo de alumínio for reciclado, teoricamente um quilo será recuperado. Além disso, para se reciclar uma tonelada de alumínio, gasta-se somente 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário, ou seja, a reciclagem do alumínio proporciona uma economia de 95% de energia elétrica.

Elemento da Economia Circular
A Economia Circular assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, num processo integrado.
A Economia Circular dá um novo significado à noção de crescimento salientando os benefícios para toda a sociedade. Desconstrói a atividade económica do consumo de recursos finitos eliminando resíduos do sistema por princípio. O modelo de economia circular produz capital económico, natural e social, baseando-se em três princípios:

· Eliminar resíduos e poluição desde o início do processo
· Manter produtos e materiais em uso constante
· Regenerar sistemas naturais
 

Economia circular - ciclo de vida do alumínio


As nossas Práticas Comprometidas com o Ambiente – minimizar a nossa pegada ecológica

O Grupo Navarra tem como prioridade estratégica de desenvolvimento sustentável:
. a preservação de recursos naturais (solos, ar e recursos hídricos);
. a utilização racional e eficiente das matérias-primas;
. a diminuição de resíduos resultantes da produção;
. a reciclagem e/ou valorização de resíduos e a poupança de energia.

O empenho na procura de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Grupo, traduz-se numa preocupação constante em zelar pelo meio ambiente e por uma sociedade mais sustentável.