O alumínio no Futuro da sociedade moderna e do mundo

Na sua dimensão prática:

Flexível e versátil: Apropriado para todas as necessidades e estilos arquiteturais.
Leve: Um dos atributos mais importantes do alumínio é sua leveza.
Resistente e durável: Quando recebe tratamentos de superfície de qualidade, de acordo com as normas internacionais Qualicoat (lacagem) ou Qualanod (anodização) o alumínio é resistente a todas as condições climatéricas, sendo a solução ideal para grandes estruturas, não necessitando de manutenção regular.
Inovador e acessível: Sem perder nenhuma das suas características, o alumínio compõe os mais diversos produtos (dos mais simples aos mais sofisticados) destinados a todos os públicos.
Moderno e estético: É o material do nosso tempo. Mesmo sendo já bonito na sua cor natural, o alumínio pode ser polido, anodizado, lacado ou decorado, seja em acabamentos tradicionais ou lacados com efeito madeira ou outros para o mercado da renovação.

Como elemento-chave da construção e arquitetura sustentável:
O alumínio tornou-se uma tendência na arquitetura dada a sua enorme versatilidade, aplicabilidade e facilidade de manutenção.
As aplicações no mercado da construção são muito variadas devido à capacidade de transformação do alumínio, tanto nas formas físicas (espessuras variáveis, ângulos perfeitos, texturas diversificadas) como nas características mecânicas (plasticidade, resistência, condutividade, recetividade a tratamentos de superfície).
Os desafios tecnológicos e sociais, são cada vez mais exigentes e impõem novos conceitos para o desenvolvimento de projetos que respondam a uma construção e arquitetura sustentável.
Hoje encontramos o alumínio numa grande variedade de objetos:
Portas, janelas, fachadas, telhas, sinalética, iluminação, revestimentos, sombreamentos e estruturas de suporte, entre outros produtos em alumínio, porque são mais leves, duráveis e resistentes à corrosão.

Como produto verde:

O alumínio tem um papel determinante na projeção de construções sustentadas e integradas no conceito ambiental, como:
Condutor térmico e isolante acústico: Possibilita um elevado conforto térmico e acústico, com rutura térmica quando combinado com outros materiais.
Potenciador do uso consciente e racional de energia: Seja no aquecimento, seja no arrefecimento dos edifícios.
Elemento com durabilidade: Em média, a vida útil destes produtos é superior a 40 anos.

Produto de Economia circular:

Com uma baixa pegada de carbono, contribui para reduzir as emissões globais e criar produtos que contribuem para uma economia mais circular.
Efeito prático no ambiente: Os produtos produzidos com alumínio têm uma vida útil elevada, dada a sua resistência à corrosão. Sendo o alumínio 100% reciclável, sempre que o utilizarmos estaremos a contribuir para a diminuição da quantidade de lixo produzida no planeta.
Sempre que optarmos pelo alumínio, estaremos a contribuir para uma vida mais segura e com maior conforto.

Assim sendo, o alumínio ajuda a:
•Edifícios energéticamente mais eficientes;
•Reduzir a emissão de gases de efeito de estufa CO2;
•Reduzir o consumo elétrico por cada tonelada de alumínio reciclado;
•Construir edifícios mais ecológicos e seguros;
•Implementar soluções duradouras com baixa manutenção.

O alumínio é, de facto, o metal da sustentabilidade. Quanto mais utilizado, mais ajuda a preservar o nosso planeta para as gerações futuras!

Como elemento que respeita as futuras gerações:

O alumínio foi e é muito importante para o desenvolvimento da sociedade moderna, sendo o metal mais jovem usado à escala industrial.

Apesar de ser considerado um recurso natural praticamente inesgotável e um dos metais mais abundantes na crosta terrestre, presentes na sociedade moderna, precisa de evoluir para práticas industriais mais sustentáveis e políticas ambientais mais rigorosas.
O Setor do Alumínio está focado no Desenvolvimento Sustentável.
A Indústria de alumínio global está envolvida no programa “Alumínio para futuras gerações”, liderado pelo International Aluminium Institute (IAI), que promove um caminho de desenvolvimento sustentável para o setor com o objetivo da melhoria de desempenho em alguns indicadores económicos, sociais e ambientais.
https://international-aluminium.org
Quanto mais utilizado, mais ajuda a preservar o nosso planeta para as gerações futuras!

O custo:

A melhor relação custo-benefício para a construção sustentável.
O alumínio é um material leve, versátil, resistente e durável que, cada vez mais, está a conquistar um lugar de destaque nas mais variadas aplicações na construção civil. É um material de excelência: é robusto, não deforma, não racha e mantém o seu aspeto e qualidade de acabamento superficial praticamente sem manutenção.