A importância dos ensaios na Qualidade
Terça, 05 Novembro 2024Os nossos Equipamentos de Medição
O promex EXPERT (ASCONA), permite medições diretamente na máquina e é predestinado para fácil manuseamento e resultados de medição rápidos em combinação com requisitos de alta tolerância.
O sistema é completamente insensível a sujidade, vibrações e temperatura - com isso são possíveis intervenções rápidas e corretivas na produção atual para evitar rejeições.
O ASCONA é o principal aliado da Navarra no controlo dimensional de todos os perfis, em todas as produções.
Desta forma garantimos aos clientes a qualidade dimensional das suas encomendas.
Os ensaios de tração e compressão são utilizados em alguns perfis da indústria automóvel e permitem-nos garantir que os perfis cumprem com os requisitos de propriedades mecânicas. A navarra testa esta “gama” de perfis em todas as produções, início, meio e fim.
1 - Ensaios de tração
O teste de tração (ou tensão) é um teste, mecânico fundamental, tanto em fábricas como em laboratórios, de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo. Este teste baseia-se na aplicação de força a uma amostra de material para medir a sua resposta à tensão de tração, fornecendo informações sobre as propriedades mecânicas de um material, permitindo que os engenheiros de produtos tomem decisões informadas sobre quando, onde e como usar um determinado material.
Porquê realizar um teste de tração?
Os testes de tração e a caracterização de materiais são cruciais para fabricantes e investigadores em todos os setores. Para que um material seja selecionado para um novo produto ou uso, deve-se garantir que ele possa suportar as forças mecânicas que encontrará na sua aplicação final. Por exemplo, um perfil para dobrar deve permitir essa ação, ou um perfil que suporta um vidro, deve suportá-lo por todo tempo de vida da janela. Esta associação é ainda mais óbvia quando considerarmos perfis que integram carros ou bicicletas.
Além de sua importância para o processo de R&D, os testes de tração também são usados pelo departamento de qualidade para garantir que os lotes de produto acabado atendam às especificações exigidas para propriedades de tração. Isto é importante tanto do ponto de vista da segurança como do negócio, uma vez que produtos defeituosos podem ser perigosos para o utilizador final e também podem causar danos significativos aos fabricantes sob a forma de atrasos nos produtos, perda de receitas e danos na reputação.
Os testes de tração são realizados em máquinas de teste universais que consistem em uma estrutura de coluna simples ou dupla, equipada com uma célula de carga, software de teste, garras e acessórios específicos para aplicações como extensómetros. As máquinas de teste universais vêm em uma ampla variedade de capacidades de força e podem ser configuradas com diferentes acessórios para testar qualquer produto, componente ou material.
2- Ensaios de compressão
O teste de compressão é um dos testes mecânicos mais importantes (complementar aos testes de tração e flexão) sendo usado para determinar o comportamento de um material. É numa máquina de teste universal que se realiza a aplicação de cargas de esmagamento, que são normalmente conduzidos para criar pressão compressiva a uma amostra de teste, usando placas ou acessórios especializados. Durante o teste, várias propriedades do material são calculadas e plotadas como um diagrama tensão-deformação que é usado para determinar qualidades como limite elástico, limite proporcional, limite de escoamento, resistência ao escoamento e, para alguns materiais, resistência à compressão.
Porquê realizar um teste de compressão?
Os testes de compressão permitem que os fabricantes avaliem a integridade e segurança de materiais, componentes e produtos durante diversas fases do processo de fabricação. Os materiais e produtos podem ser expostos a forças mecânicas durante curtos ou longos períodos, através de utilização cíclica ou repetida, e numa ampla variedade de diferentes temperaturas e condições ambientais.
Espera-se, por isso, que os perfis de alumínio utilizados em janelas, bicicletas, carros e aplicações industriais apresentem comportamento duradouro e que não comprometa a funcionalidade do produto final.
Os testes de compressão podem ajudar o engenheiro a ajustar o equilíbrio entre a resistência do produto e a conservação do material.
Além de sua importância para o processo de R&D, os testes de compressão também são usados pelos departamentos de qualidade para garantir que os lotes de produto acabado atendam às especificações exigidas para propriedades compressivas. Isto é importante tanto do ponto de vista da segurança como do negócio.
Isto é importante tanto do ponto de vista da segurança como do negócio.
Beatriz Duarte
Resp. Qualidade | Gestora de Projeto