GRUPO NAVARRA APOIA E PROMOVE A SUSTENTABILIDADE

Terça, 04 Outubro 2022

ALIANDO-SE À MARCA UNUS HOUSE QUE DESENVOLVEU UMA TECNOLOGIA CONSTRUTIVA MODELAR

A CONCEXEC e um conjunto de parceiros, uniram-se no desenvolvimento de um sistema construtivo modular “inovador” – Unus House – que apresenta na sua constituição materiais “eco-friendly”.

A empresa CONCEXEC, empresa fundada pelo arquiteto Jaime Silva, criou a marca Unus House para apresentar uma visão de racionalidade tecnológica e funcionalidade na produção em massa de edifícios. Com a inspiração no movimento BAUHAUS (1919) e assente na ideia de "Industrialização" da Arquitetura da Arte e do Design, nasce a marca Unus House.  Assim, foi lançado no mercado uma Tecnologia Construtiva Modular Pré-Fabricada, baseada nos princípios e necessidades da Construção Industrializada, Sustentável e Evolutiva, que apresenta edifícios com necessidades energéticas quase nulas, nZEB - Near zero energy building. Com esta Tecnologia, os edifícios modulares alinham-se fortemente com o conceito de construção sustentável, dado que entram na Economia Circular, garantem a redução de resíduos associado a soluções e materiais sustentáveis, com a possibilidade de separação em fim de vida sendo ainda possível serem reutilizados em novas construções e reintegrados no novo ciclo de produção como matéria-prima.

O Grupo Navarra apoiou desde o início o projeto Unus House, por reconhecer que constitui um conceito inovador para a construção de edifícios inteligentes e verdes que contribuem para a descarbonização. É uma inovação alinhada com o propósito, do Grupo Navarra, de garantir edifícios energeticamente eficientes, que tragam mais segurança, conforto e qualidade de vida para as pessoas.

O arquiteto, Jaime Silva, mentor da Unus House, menciona que: “Neste grupo de parceiros, quem inicia este processo comigo é o Grupo Navarra, que entendeu o desafio que estava a ser lançado e o agarrou rapidamente, tendo a visão e a capacidade de ter visto esta oportunidade.

A Navarra tem aqui um papel muito importante porque o alumínio tem sido assunto devido às suas características de sustentabilidade que nunca se perdem.

Escolhi o alumínio em detrimento de outros materiais, pela facilidade de montagem e modelagem e também pela segurança de atingirmos os objetivos que efetivamente conseguimos!

A Navarra foi a chave deste processo, na diferenciação relativamente aos demais sistemas construtivos que existem no mercado e no mundo que tem a ver com a forma como encaixamos e desencaixamos, montamos e desmontamos … é esse o segredo da Unus House, o sistema da nossa parceria com a Navarra.

Veja a entrevista ao Arq. Jaime Silva aqui:
https://youtu.be/Z_l5gjsckwA

Conheça este método construtivo aqui: www.circularbuild.com.pt

 

 

 

 

Últimas notícias