As nossas práticas comprometidas com o ambiente

O Grupo Navarra tem como prioridade estratégica de desenvolvimento sustentável:

• A preservação de recursos naturais (solos, ar e recursos hídricos);
• A utilização racional e eficiente das matérias-primas;
• A diminuição de resíduos resultantes da produção;
• A reciclagem e/ou valorização de resíduos e a poupança de energia.
O empenho na procura de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Grupo, traduz-se numa preocupação constante em zelar pelo meio ambiente e por uma sociedade mais sustentável.

Painéis Solares
Estão investidos 350.000,00€ em tecnologia solar com a instalação de 1250 painéis fotovoltaicos de 240W cada painel na sede do Grupo.
• UPAC – unidade de produção para autoconsumo – em média evita emissões em 37 703,75 KgCO2 / mês - absorção equivalente a 1713 árvores.
• Central Fotovoltaica que produz energia vendida à rede evitando assim emissões de CO2 por não usarem fontes de energia fóssil.
Matrizaria
Substituição do depósito de soda de 10 mil litros com tecnologias de controlo de derrames mais avançadas e com lavador de gases associado para eliminar as emissões difusas (libertação de partículas) durante todo o abastecimento.

Anodização
Em paralelo com a matrizaria, esta secção utiliza o mesmo tipo de depósitos para a soda e para o ácido sulfúrico. Foi também instalado o mesmo tipo de sistema para estes dois reservatórios.
Nas tinas de tratamento foram implementados 2 sistemas que permitem captar e tratar as emissões difusas produzidas. Em seguida, tudo é encaminhado para um lavador de gases que as elimina.
Ainda ao nível dos tratamentos desta secção, foi encontrada uma nova solução química que permitiu reduzir a temperatura utilizada no banho, o que permitiu reduzir os consumos energéticos e a emissão de condensação.

Fornos de aquecimento de biletes
Ao nível das prensas, os fornos de aquecimento de biletes são grandes consumidores de energia. Por conseguinte, a Navarra tem desenvolvido esforços para implementar em todas as prensas sistemas que permitem aproveitar o calor produzido pelo processo para pré aquecer os biletes, reduzindo assim os consumos energéticos.

Maquinação e Rutura Térmica
Recentemente procedemos à substituição do telhado destas duas secções. Foi dada prioridade à utilização de placas translúcidas para aumentar a utilização de luz natural e também promover o conforto térmico para os colaboradores e consequente redução de consumos energéticos.

Tratamento de Resíduos
A Navarra possui um ecocentro de 650m2 que permite receber e triar todos os seus resíduos. Todos os resíduos gerados são encaminhados para este espaço onde são corretamente acondicionados e posteriormente encaminhados para operadores de gestão de resíduos licenciados. Adicionalmente, todas as embalagens de papel, cartão e plástico são prensadas de modo a reduzir o seu volume para acondicionamento no contentor, reduzindo o número de transportes.

Águas pluviais
Uma vez que a Navarra se encontra numa região privilegiada pelas águas pluviais, investiu na implementação de um plano de gestão de água. Além de toda a análise e gestão efetuada na sua monitorização, foram instalados depósitos que permitem captar todas as águas pluviais e posterior utilização em limpezas, regas, tratamentos, entre outros.

Frota
Viaturas automóvel 100% elétricas e outras híbridas plug-in.