Economia circular e reciclagem no setor do alumínio

O alumínio é um dos metais mais abundantes na crosta terrestre e presentes no nosso quotidiano de sociedade moderna. 
 
A Navarra tem o compromisso de melhorar os processos, procedimentos, equipamentos de forma a minimizar as emissões. A produção de alumínio tem impacto sobre o meio ambiente: localmente e globalmente devido às emissões de gases de efeito estufa (GEE) com impacto no ambiente 

 

No âmbito da nossa responsabilidade ambiental estamos em constante desenvolvimento de práticas que minimizem o impacto da nossa indústria no meio ambiente e clima. 
 
A Reciclagem do alumínio 
O alumínio é considerado um material 100% reciclável, pois não se degrada no processo de reciclagem. Se um quilo de alumínio for reciclado, teoricamente um quilo será recuperado. Além disso, para se reciclar uma tonelada de alumínio, gasta-se somente 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário, ou seja, a reciclagem do alumínio proporciona uma economia de 95% de energia elétrica. 
 
Elemento da Economia Circular 
A Economia Circular assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, num processo integrado. 
A Economia Circular dá um novo significado à noção de crescimento salientando os benefícios para toda a sociedade. Desconstrói a atividade económica do consumo de recursos finitos eliminando resíduos do sistema por princípio.

O modelo de economia circular produz capital económico, natural e social, baseando-se em três princípios: 

  • Eliminar resíduos e poluição desde o início do processo 
  • Manter produtos e materiais em uso constante 
  • Regenerar sistemas naturais