Como é produzido o alumínio e o seu uso

Como é produzido o alumínio?

O alumínio desde a matéria-prima ao alumínio primário, uso e reciclagem.
A Bauxite um tipo de solo argiloso encontrado em uma faixa próxima à Linha do Equador. A bauxite é extraída de alguns metros abaixo do solo.
O processo de extração do alumínio desenvolve-se em três etapas:
Mineração: A produção começa com a extração da matéria-prima, bauxita, uma rocha que é lavrada a poucos metros abaixo do solo, um tipo de solo argiloso A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, este mineral é extraído da natureza do qual se obtém a Alumina (fórmula Al2O3) que segue para a etapa da refinaria.
Refinaria: nesta etapa, a alumina passa por uma purificação sendo dissolvida em soda cáustica, seguindo-se uma filtração que resulta na alumina pura (pó branco) posteriormente enviado para redução.
Redução: é nesta etapa que se obtém o alumínio através de eletrólise. A passagem de corrente elétrica na célula eletrolítica que promove a redução da alumina, ocorrendo a reação de oxirredução que originam Alumínio puro no cátodo.

A Navarra produz alumínio para a Construção e para a Indústria

O uso da alumínio:
No mercado da construção são muito variadas devido à capacidade de transformação do alumínio, tanto nas formas físicas (espessuras variáveis, ângulos perfeitos, texturas diversificadas) como nas características mecânicas (plasticidade, resistência, condutividade, recetividade a tratamentos de superfície).
Hoje encontramos o alumínio numa grande variedade de objetos: Portas, janelas, fachadas, telhas, sinalética, iluminação, revestimentos, sombreamentos e estruturas de suporte, entre outros produtos em alumínio, são mais leves, duráveis e resistentes à corrosão.

Nos diversos segmentos da indústria são uma solução com aplicabilidade aos produtos mais elementares do nosso quotidiano dado a sua leveza, durabilidade e reciclabilidade. A combinação de fatores como a segurança, economia, performance e possibilidade de conjugação com outros materiais fazem do alumínio o elemento da sociedade moderna, confortável, sofisticado e durável.
O alumínio está presente em: vários bens de consumo; móveis; máquinas e equipamentos; automóveis, comboios, aviões, construção naval e plataformas petrolíferas; na engenharia geral e eletrónica, nas energias renováveis (painéis solares, geradores eólicos, entre outros).